Catedral Basilica

Currently Closed
  • Address: Praça 15 de Novembro s/n, Terreiro de Jesus, Salvador, 40020–210, Brazil
    Map
  • Timings: 08:00 am - 05:30 pm Details
  • Phone: +55-7133214573
  • Ticket Price: 3 BRL
  • Tags: Church, Religious Site, Historical Site, Cathedral

Catedral Basilica - Review

Considered to be the masterpiece of the 17th century, the cathedral is said to exude the essence of Jesuit architecture. While the exterior is built from Portuguese sandstone, the tiles came from Macau and the altars show the different architectural phases in Bahia, made in cedar and thin layers of gold. The main altar is said to have 18 pillars of gold around it and the largest wood sculpture of Jesus Christ in all of Brazil. Built during the time of slavery, the delicate carvings are said to be works of art of trained slaves and if you look closely, you’ll see symbols of Candomble religion engraved into the altars.

How To reach Catedral Basilica by Public Transport

  • Praca da Se

Restaurants Near Catedral Basilica

  • Coliseu (local cuisine recommended)
  • Panela da Bahia (specializes in African and Jamaican cuisines)

Love this? Explore the entire list of things to do in Salvador before you plan your trip.

Fancy a good night's sleep after a tiring day? Check out where to stay in Salvador and book an accommodation of your choice.

TripHobo Highlights for Catedral Basilica

  • Catedral Basilica Address: Praça 15 de Novembro s/n, Terreiro de Jesus, Salvador, 40020–210, Brazil
  • Catedral Basilica Contact Number: +55-7133214573
  • Catedral Basilica Timing: 08:00 am - 05:30 pm
  • Catedral Basilica Price: 3 BRL
  • Best time to visit Catedral Basilica(preferred time): 08:00 am - 11:00 am
  • Try the best online travel planner to plan your travel itinerary!
  • Plan a Trip to Catedral Basilica using our free Salvador Trip Planner
  • Explore Salvador itineraries created by fellow travellers
Are you associated with this business? Get in Touch

Things to Know Before Visiting Catedral Basilica

  • 90.59% of people who visit Salvador include Catedral Basilica in their plan

  • 67.92% of people start their Catedral Basilica visit around 2 PM - 3 PM

  • People usually take around 30 Minutes to see Catedral Basilica

Monday, Friday and Sunday

54.72% of people prefer walking in order to reach Catedral Basilica

People normally club together Church Of Our Lady Of The Rosary Of The Blacks and Elevador Lacerda while planning their visit to Catedral Basilica.

* The facts given above are based on traveler data on TripHobo and might vary from the actual figures

Catedral Basilica Trips

Catedral Basilica, Salvador Reviews

Google+
  • One of the most ornate churches I have seen so far. A bit overwhelming. The convent has a courtyard with amazing tiles. Take your time to really look at them. In the square in front of the church, you will find local females selling traditional Salvadorian "fast food". A must try. And loads of coconuts - the national dring .. also for police officers on duty.

  • Catedral Basílica de Salvador - a construção teve inicio quando Tomé de Souza em 1549 chegou a Salvador para oficialmente a cidade. Os jesuítas que tem tradição de professores fizeram uma pequena capela rustica de barro e galhos. Se situava onde hoje é o altar mor. A direita da Catedral começaram a construir a escola.E parte do conjunto foi demolido e ainda está algumas ruínas na Praça de Sé próximas as fonte. Pouco a pouco foram se instalando e fazendo melhoramentos. A pedra calcaria que reveste o exterior da igreja veio de Portugal . Costuma-se chamar pedras de Liós pelo fato de terem origens nesta vila. As embarcações vinham vazias para o Brasil e era necessário colocar algo pesado para fazer lastro ou seja manter a embarcação equilibrada eram colocadas as pedras e posteriormente eram usadas para construções. Ali estavam instalados os Jesuitas. Funcionou de 1553 a 1759 quando foram expulsos do Brasil por influencia do Marques de Pombal que tinha ideia modernas e queria um ensino laico, secular sem influencia da igreja Católica na época hegemônica.O antigo Colégio dos Jesuítas passou por fazes de ruína até que foi instalada a antiga Faculdade de Medicina cujo o imóvel ainda está em razoáveis condições.O estilo é um assunto controverso muito registam como Maneirista .Dentro da sacristia pode-se ver a imagem dr São Francisco Xavier o padroeiro da cidade de Salvador. Esta imagem e a mesma que sai em procissão no dia 10 de maio data em que foi consagrado padroeiro. São Francisco de Xavier pertencia a Ordem dos Jesuítas. A fachada e parte da Basílica foram colocadas pedra de uma cidade próxima a Lisboa chamada Lioz . Estas vinham para o Brasil dentro dos navios exclusivamente para fazer , lastro ou seja para manter os navios equilibrados ao chegarem eram substituídas por todo tipo de mercadorias que seguiam para Portugal.Ao serem descarregadas eram empregadas na construção de igrejas. São rochas calcarias . Por ordem da Coroa Portuguesa o Brasil não podia vender nada para outros países. Tudo produzido no Brasil ia diretamente para Portugal e lá comercializado.

  • Bela restauração fizeram. Preservar o passado nos faz melhor no futuro! Feliz a cidade que tem história para apresentar. Salvador está se reconstruindo... A prefeitura está recuperando o patrimônio público precisa agora atuar sobre o patrimônio privado muito importante mas abandonado por seus proprietários. O Poder de Império do Estado precisa se fazer presente. Governar é escolher prioridades e quase nunca agradar a todos!

  • "Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo, e suas próprias testemunhas nada veem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo ? Ele e todos os seus seguidores ficarão confundidos; Os artífices são apenas homens. Ajuntem-se todos e levantem-se. Sejam assombrados e sejam todos juntos envergonhados. O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma-o com martelos e o forja com a força do seu braço. Ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece. O carpinteiro estende a régua sobre a Madeira e, com lápis, esboça um deus; dá-lhe forma com o formão e torna a Esboçá-lo com o compasso. Faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, Para habitar em uma casa. Cortou para si cedros, ou tomou um cipreste, ou um Carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores do bosque. Plantou um Pinheiro, e a chuva o fez crescer. Tal árvore serve ao homem para queimar; com parte da sua Madeira se aquece; acende um fogo e assa o pão e também faz um deus e se prosta diante dele; fábrica uma imagem de escultura e se ajoelha diante dela. Metade queima no fogo, e sobre ela prepara a carne para comer; Faz um assado, e dele se farta. Também se aquece, e diz: Ah! Já me esqueci, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, se inclina, lhe dirige a sua oração e diz: livra-me; tu és o meu deus. Nada sabem nem entendem; fecharam-se os olhos, para que não vejam, e fecharam os seus corações, para que não entendam. Nenhum deles pensa; Ninguém tem conhecimento nem entendimento, para dizer: metade queimei no fogo e assei pão sobre as suas brasas, Assei sobre elas carne, e a comi. Faria eu do resto uma abominação ? Eu me ajoelharia diante do pedaço de uma árvore ? Alimenta-se de cinza. O seu coração enganado o desvia, de maneira que não pode livrar a sua alma, Nem dizer: não será uma mentira o que está na minha mão direita ?". Isaías Cap 44 vers. 9 - 20

  • Passando por algumas reformas mas não deixa de ser linda a arquitetura.

Read all reviews